12 de dezembro de 2008

Retrato

O cliente entra no quarto e examina cada parede de sua futura moradia. Após alguns passos desajeitados, observa dois retratos empoeirados no canto da escrivaninha e pergunta com um interesse meio inapropriado:
-Quem são esses?
O dono da casa, já muito desconfortável por ter de se desfazer de sua moradia, responde:
-No primeiro retrato sou eu, em meus tempos áureos.
E o homem voltou a questioná-lo:
-E no segundo?
O dono estava olhando para o nada, como se estivesse dentro daquele retrato no exato momento em que ele fora tirado. Ele se recordava muito bem daquela época. Era uma manhã ensolarada de junho, poucos nascentes haviam sido tão lindos quanto aquele. A noite havia sido de festa entre os amigos e em determinado momento, ele escapou para um lugar isolado em meio à farra. Queria observar as estrelas daquela noite. A noite que tanto o encantava, aquela lua com um brilho sublime e resplandecente, tomando conta de todo o céu. Olhou bem para a mesma estrela que jurou lealdade naquele dia, lembrou o seu rosto, viu seus belos olhos e avistou seu sorriso.
-Belo lugar para observar as estrelas.
Uma linda garota, de olhos mel e cabelos negros como a escuridão, o fizera voltar à realidade.
-Desculpa, nem percebi a sua presença.
-Não tem problema. Meu nome é Patrícia, prazer em conhecê-lo.
-É um prazer patrícia, meu nome é Fernando.
A noite estendeu-se até o amanhecer, e juntos eles estavam quando um amigo gritou:
-Fernando! Vou tirar uma foto de vocês, olha pra cá!
O dono voltou à realidade, olhou para o comprador e falou com certa tristeza na voz:
-Apenas uma garota que eu conheci em alguma festa.
O comprador terminou de olhar os últimos detalhes e logo se decidiu:
-Muito bem! Vou ficar com esta mesmo. Você tem uma caneta?
-Acho que sim.
Colocou a mão no bolso e junto da caneta veio um objeto familiar. Ele colocou-o sobre a mesa e o comprador observou dois nomes gravados dentro daquela linda aliança.
Fernando & Patrícia.

3 Comentarios:

LC disse...

aquele momento: "AAAAAAAI"

➔ Sill Scaroni disse...

Muito interessante a tua história, fiquei pensando nos caminhos que Fernando e Patrícia percorreram na vida.

Sill

Ruberto Palazo disse...

Meu passado planta fotos e retratos dentro de mim. Por vezes passeio e olho cada um deles, limpo alguns de poeira, choro com alguns, dou largas gargalhadas com outros. Nao restauro nennhum, no passado todos eles devem permanecer e envelhecer junto comigo. Assim nao alimento meu passado, para poder viver tranquilamente meu presente.

Abraços

No céu também há uma hora melancólica.
Hora difícil, em que a dúvida penetra as almas.
Porque fiz o mundo? Deus se pergunta
e se responde: Não sei.
(Carlos Drummond de Andrade)